Lives
Retórica e argumentação
Live de abertura da edição online da “Oficina de Leitura Crítica: Retórica, de Aristóteles”, ministrada pelo Prof. Dr. José Claudio Matos. Traz uma continuidade da live “A arte da retórica e a confiabilidade informacional”, discutindo retórica, lógica e dialética no contexto contemporâneo e abordando elementos retóricos de fenômenos da desinformação, como o negacionismo.
A live “Retórica e argumentação” aconteceu no dia 10/06/24 e foi transmitida pelo canal da Biblioteca Universitária da UDESC no YouTube. Assista a live aqui.
A arte da retórica e a confiabilidade informacional
Live de abertura da sexta edição da Oficina de Leitura Crítica, ministrada pelo Prof. Dr. José Claudio Matos. Discute o papel da retórica no contexto do combate à desinformação e apresenta a obra Retórica, de Aristóteles.
A live “A arte da retórica e a confiabilidade informacional” aconteceu no dia 28/03/24 e foi transmitida pelo canal da Biblioteca Universitária da UDESC no YouTube. Assista a live aqui.
Lançamento do livro “Desinformação, ingrediente da desordem: um resgate crítico de fake news”
Live de lançamento do livro “Desinformação, ingrediente da desordem: um resgate crítico de fake news” com os autores Suely Figueiredo, Luís Carlos Ferrari e Davino Lima. O evento discute o panorama epistemológico informacional e traz alguns dos casos históricos discutidos no livro, promovendo um debate sobre a desinformação no cotidiano e nas decisões políticas, econômicas e sociais, mas também no âmbito da ciência e da academia, mostrando que a desinformação pode acontecer mesmo em contextos pouco usuais.
A live aconteceu no dia 12/09/23, contou com tradução em LIBRAS e foi transmitida pelo canal da Biblioteca da UDESC no YouTube. Assista a live aqui.
Como ler tragédia na era da informação?: contribuições da leitura dos clássicos para a formação do senso crítico
Live de abertura da quinta edição da Oficina de Leitura Crítica, ministrada pelo Prof. Dr. José Claudio Matos. Discute a relação entre a leitura de textos clássicos e o contexto contemporâneo, ressaltando o papel da interpretação crítica no combate à desinformação. A oficina propõe a leitura de Antígona, tragédia grega de Sófocles, explorando a informatividade do processo por meio da gamificação.
A live “Como ler tragédia na era da informação?: contribuições da leitura dos clássicos para a formação do senso crítico” aconteceu no dia 02/05/23 e foi transmitida pelo canal do LABIB/UDESC no YouTube. Assista a live aqui.
Oficina de leitura crítica: o diabo e a desinformação
Abertura da quarta edição da oficina ministrada pelo Prof. Dr. José Claudio Matos e que também contou com a participação da profa. Dra. Suely Figueiredo. Apresenta uma discussão sobre a relação da figura simbólica do “diabo” com conceitos como ilusão, mentira, engano e desinformação. Propõe a leitura reflexiva dialogada de textos clássicos em que o diabo aparece como personagem literário e caracteriza o fenômeno da desinformação na sociedade atual, refletindo seus aspectos éticos e sociais.
A live “Oficina de leitura crítica: o diabo e a desinformação” aconteceu no dia 17/05/22 e foi transmitida pelo Instagram da BU/UDESC. Assista a live aqui.
Oficina de leitura crítica: ceticismo e informação
Encontro de abertura da terceira edição da oficina ministrada pelo Prof. Dr. José Claudio Matos e que também contou com a participação da profa. Dra. Suely Figueiredo.
O cético é um personagem importante nos debates das grandes filosofias de todas as épocas. A atitude de dúvida, de suspensão do julgamento, e de questionamento das teorias e alegações de conhecimento marca a atitude cética, que mesmo assim apresenta diversas vertentes. A Oficina pretendeu estender a reflexão e a dúvida céticas para o que chamamos atualmente de “era da informação” ou “sociedade da informação”. Como lida o cético com a informação, especialmente nos volumes imensos e na velocidade assustadora em que está sendo ofertada e disseminada nos últimos anos? Que valor existe na prática da dúvida cética, como instrumento de pensamento e exame das diversas espécies de informação? Como entender a importância e a atualidade de posições céticas tradicionais, recontextualizadas para os dias atuais?
A live “Oficina de leitura crítica: ceticismo e informação” aconteceu no dia 05/05/21 e foi transmitida pelo canal da BU/UFSC no YouTube. Assista a live aqui.
Mídias digitais, Informações e Saúde Mental
Você já pensou no quanto as tecnologias de mídias digitais e o excesso de informações afetam a sua saúde mental? Cada vez mais elas têm formatado e determinado não apenas o conteúdo do que pensamos, mas também a forma como pensamos e como nos sentimos. Ansiedade, pressa, pensamento acelerado, esgotamento, distração, falta de atenção, dificuldade de concentração, excesso de estímulos, problemas de aprendizagem… será que tudo isso também tem a ver com as mídias digitais e o fluxo de informação que acessamos?
A live “Mídias digitais, Informações e Saúde Mental”, realizada pelo Grupo de Trabalho de Saúde Mental do Colégio de Aplicação da UFSC em parceria com a CIDAD aconteceu no dia 27/05/21 e foi transmitida pelo canal do YouTube do Colégio de Aplicação. O evento fez parte da série de lives que o GT realizou sobre a saúde mental dos estudantes no momento da pandemia. A condução desta edição foi feita pelo Dr. Wesley Felipe de Oliveira. Assista a live aqui.
Por que a leitura crítica é fundamental no combate à desinformação?
Ocasião de lançamento do e-book “Leitura crítica na contemporaneidade: abordagens multidisciplinares”, o debate pretendeu discutir as novas dinâmicas presentes no contexto informacional contemporâneo e as ações necessárias para lidar com a sobrecarga de conteúdos e com a proliferação da desinformação. A leitura crítica é considerada um elemento essencial para a autonomia das pessoas em relação à confiabilidade das informações na cultura impressa e digital.
A live “Por que a leitura crítica é fundamental no combate à desinformação?”, contou com as participações de José Claudio Matos, Leonardo Ripoll, Wesley Felipe de Oliveira e Djuli Machado De Lucca. Transmitida pelo canal da BU/UFSC no YouTube no dia 10/03/2021. Assista a live aqui.