Oficina de Leitura Crítica
[Descrição da imagem no texto alternativo]
Oficina de Leitura Crítica
“Retórica, de Aristóteles”
Carga horária: 8h
Datas: live de abertura (10/06) e encontros online nas terças de junho (11, 18 e 25.06)
Horário dos encontros: das 19h às 20:30h
Local: live no YouTube da BU UDESC e encontros virtuais pela plataforma Microsoft Teams (link divulgado por e-mail aos inscritos)
Inscrições: https://forms.gle/7GizFZTSqaSDf3p38
Texto da oficina: acesse aqui
_________________
A sexta edição da Oficina de Leitura Crítica acontecerá novamente, mas desta vez em formato online e com três encontros nas terças de junho para a leitura da obra Retórica, de Aristóteles.
Junto com a lógica, a retórica é essencial para a compreensão e para o rigor nos processos de diálogo e de comunicação. Uma vez que a comunicação pode estar comprometida por formas de desinformação, é pertinente retornar aos fundamentos da retórica para assegurar a qualidade e a confiabilidade da discussão pública sobre os assuntos de nosso interesse.
Realizada em parceria com a Biblioteca Universitária da UDESC, a oficina propõe uma reflexão sobre a arte de convencer e informar o público pelo uso articulado da palavra.
A abertura da Oficina acontecerá na segunda-feira (10/06), às 19h, com a live A arte da retórica e a confiabilidade informacional no YouTube. Com carga horária total de 8h e três encontros semanais virtuais nas terças às 19h, a oficina é gratuita, aberta a toda comunidade e possui emissão de certificados aos participantes.
Sobre a oficina
Oficina com participação livre e guiada pelo método da leitura reflexiva e dialogada, com vistas ao desenvolvimento de habilidades de leitura crítica no público participante. A leitura crítica é aqui considerada um elemento essencial para a autonomia das pessoas em relação à confiabilidade das informações na cultura impressa e digital.
Sobre o ministrante
José Claudio Morelli Matos
Professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) e em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre e graduado em Filosofia pela UFSC.