Cursos

Curso “Filosofia da Informação”

Com a ubiquidade da internet, a informação toma o protagonismo, real e virtual, nos fenômenos que nos cercam. Em uma época marcada pela proliferação das fake news e da pós-verdade, precisamos refletir sobriamente sobre como processamos as informações disponíveis e como produzimos conhecimento a partir delas. Nesse sentido, a recente área de pesquisa filosófica sobre a informação tem sido de extrema relevância para pensarmos sobre o contexto contemporâneo da sociedade. Tópicos dos encontros: 1) Impactos da virada informacional da filosofia na ontologia, na epistemologia e na ética; 2) A filosofia da informação de Luciano Floridi; 3) A trajetória da informação de Aristóteles à pós-ciência; 4) Sistemas complexos, funções orgânicas e a transferência de informação para o ambiente; 5) A ética informacional e o Onlife Manifesto; 6) Informações verdadeiras e os critérios de identificação da verdade. Mais informações aqui.

Carga horária: 20h

Curso “Confiabilidade informacional e combate à desinformação para profissionais da informação”

Aborda fundamentos sociais, filosóficos, éticos, técnicos e epistemológicos sobre a produção, disseminação e acesso das informações no ambiente digital. Inclui as formas de verificação de fontes de informação, as estratégias de combate à desinformação e as práticas éticas no compartilhamento e criação da informações. Entre os temas discutidos estão as notícias falsas (fake news), a pós-verdade, a hiperinformação, a checagem de fatos (fact check), a competência em informação (information literacy), competência midiática (media literacy), o pensamento reflexivo, a leitura crítica da informação e a identificação da desinformação utilizando critérios.

Carga horária: 20h

Curso “Critérios de confiabilidade informacional: como identificar a desinformação no ambiente digital”

Aborda noções básicas sobre informação e desinformação e a aplicação de critérios para identificar a confiabilidade informacional na web. Entre os temas discutidos estão as notícias falsas (fake news), a checagem de fatos (fact check), a leitura crítica da informação e a identificação da desinformação.

Carga horária: 2h

 Curso “Como cuidar da saúde mental no ambiente informacional digital”

Aborda os impactos das mídias digitas, do fluxo excessivo de informação e do fenômeno das fake news na saúde mental.  Analisa como as tecnologias digitais têm formatado e determinado não apenas o conteúdo, mas também a forma do que pensamos e sentimos. Apresenta formas de enfrentar sintomas como o aumento da ansiedade, a impaciência cognitiva, o esgotamento mental, a falta de atenção e os problemas de aprendizagem; desenvolvendo estratégias para fazer um melhor uso das tecnologias digitais.

Carga horária: 2h


Oficina de leitura crítica

Oficina com participação livre e guiada pelo método da leitura reflexiva e dialogada, com vistas ao desenvolvimento de habilidades de leitura crítica no público participante. A leitura crítica é aqui considerada um elemento essencial para a autonomia das pessoas em relação à confiabilidade das informações na cultura impressa e digital.

 

________________________
Maiores informações e agendamento das capacitações pelo e-mail