Identificando mentiras na internet

Cartaz do evento. O fundo é branco e, ao centro, está o busto de uma estátua que representa uma mulher de perfil, com os olhos fechados, o cabelo preso e a mão encostada no ouvido, com as palmas viradas para trás. Ao lado esquerdo da figura está o nome do ministrante e, acima, estão as datas e horário de realização do curso. Acima da figura está o título do curso em caixa alta. O logotipo colorido da CIDAD está no canto inferior esquerdo. Na base do cartaz, alinhado à direita, está o site "cidad.bu.ufsc.br".

[Descrição da imagem no texto alternativo]

Minicurso
Identificando mentiras na internet
Carga horária: 2h
Data: 31 de maio (quarta)
Horário: das 19h às 21h
Local: sala no Google Meet divulgada por e-mail
Inscrições: https://forms.gle/XFX7bQGrCrP2C963A

Minicurso sobre a identificação de elementos que garantem ou comprometem a confiança em informações diversas no ambiente digital. Aberto a toda comunidade, tem como público-alvo, principalmente, pessoas com pouca familiaridade nas dinâmicas atuais de uso das redes e aplicativos.

Sobre o minicurso
As fake news, tão presentes no nosso cotidiano atual, são somente uma das formas que as mentiras encontram para serem propagadas pela internet. Através de exemplos práticos e abordando termos como clickbait, deepfake, bots, memes e phishing, o curso pretende ensinar dicas básicas para identificar e-mails falsos, perfis fakes, golpes por SMS, marketings fraudulentos, entre outros; mostrando de que forma podemos confiar (e desconfiar) nas informações que recebemos diariamente.

Tópicos do curso:

  • LLMs e Inteligência Artificial
  • Algoritmos e funcionamento das mídias sociais
  • Fake news, desinformação, clickbait e deepfake
  • Memes, bots, perfis fakes e perfis oficiais
  • Golpes em mensagens de SMS e e-mails
  • Avaliação de riscos em plataformas de e-commerce
  • Algumas ferramentas para análise de conteúdo
  • Dicas de segurança
  • Materiais para consulta

Sobre o ministrante
Leonardo Ripoll
Doutorando em Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo (USP), mestre em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e bibliotecário da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).