Desinformação e emoção

Cartaz do evento. O fundo é branco e predomina a cor vermelha nos elementos textuais e gráficos. Na parte superior, o logotipo da CIDAD está no lado esquerdo. Ao lado direito, está escrito "CURSO" e "DESINFORMAÇÃO E EMOÇÃO". Abaixo do título está escrito "com Prof. Marcos Alves". Abaixo está a figura de um perfil de um rosto humano em cor vermelha, virado para o lado esquerdo. Ao lado, está escrito "setembro" "quartas" "10h". Na parte inferior da arte, de forma centralizada, está "cidad.bu.ufsc.br"
[Descrição da imagem no texto alternativo]

Curso
Desinformação e emoção
Carga horária: 8h
Data: quartas de setembro (06, 13, 20, 27)
Horário: das 10h às 12h
Local: sala no Google Meet divulgada por e-mail
Inscrições: https://forms.gle/4eCeyJ2L4rgw4SJF7

Curso que tem o objetivo de refletir sobre as relações entre desinformação, emoções e ação, buscando direcionar a tomada de decisão com base na informação. Aberto a toda comunidade, o curso é gratuito e possui emissão de certificados aos participantes.

Sobre o curso
O curso versa sobre as relações entre fake news, emoções e ação, buscando avaliar a influência da desinformação no comportamento e no direcionamento da ação. Propõe refletir em que medida podemos e devemos identificar possíveis mensagens desinformativas, procurando basear a tomada de decisão em informação e conhecimento, ou em intuição e emoção não contaminadas por desinformação.

Cronograma:

  • Aula 1 – A informação ao longo da história e o fortalecimento das fake news
  • Aula 2 – O que são fake news, como identificá-las e evitá-las
  • Aula 3 – A influência da desinformação nas emoções
  • Aula 4 – A ação baseada em conhecimento e informação.

Sobre o ministrante
Marcos Alves
Professor na Universidade Estadual Paulista (UNESP) e pesquisador CNPq. Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestre em Filosofia pela UNESP e graduado em Filosofia pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia, Filosofia da Mente e da Informação, atuando, principalmente, no estudo das relações entre informação, cognição, emoções e fake news.