Capacitações

Curso: Confiabilidade informacional e combate à desinformação para profissionais da informação

Aborda fundamentos sociais, filosóficos, éticos, técnicos e epistemológicos sobre a produção, disseminação e acesso das informações no ambiente digital. Inclui as formas de verificação de fontes de informação, as estratégias de combate à desinformação e as práticas éticas no compartilhamento e criação da informações. Entre os temas discutidos estão as notícias falsas (fake news), a pós-verdade, a hiperinformação, a checagem de fatos (fact check), a competência em informação (information literacy), competência midiática (media literacy), o pensamento reflexivo, a leitura crítica da informação e a identificação da desinformação utilizando critérios.

Carga horária
: 20h

Ementa

 

Curso: Critérios de confiabilidade informacional: como identificar a desinformação no ambiente digital

Aborda noções básicas sobre informação e desinformação e a aplicação de critérios para identificar a confiabilidade informacional na web. Entre os temas discutidos estão as notícias falsas (fake news), a checagem de fatos (fact check), a leitura crítica da informação e a identificação da desinformação.

Carga horária
: 2h

 

Oficina de leitura crítica

Oficina com participação livre e guiada pelo método da leitura reflexiva e dialogada, com vistas ao desenvolvimento de habilidades de leitura crítica no público participante. A leitura crítica é aqui considerada um elemento essencial para a autonomia das pessoas em relação à confiabilidade das informações na cultura impressa e digital.

Terceira edição: Ceticismo e informação – terças, às 12:15h , Sala Harry Laus da Biblioteca Central.

 

________________________
Maiores informações e agendamento das capacitações pelo e-mail leonardo.ripoll@ufsc.br