Negacionismo e argumentação

Cartaz do evento. O fundo é branco e na lateral direta está um desenho gráfico de um pé com uma flecha no calcanhar. O título do curso está em caixa alta na parte superior. Abaixo está o nome do ministrante e, abaixo, a data e horário do evento. Na parte inferior do cartaz encontra-se o logotipo do CIDAD e o site "cidad.bu.ufsc.br".
[Descrição da imagem no texto alternativo]

Minicurso
Negacionismo e argumentação
Carga horária: 6h
Data: 18 e 21 de novembro
Horário: das 19h às 21h
Local: sala virtual divulgada por e-mail
Inscrições: https://forms.gle/7Bw9rshaba1AKwgB9

Levando em consideração o cenário contemporâneo da desinformação, o minicurso tem o objetivo de abordar o tema do negacionismo dentro do âmbito da lógica, da ciência e da retórica. Aberto a toda comunidade, o curso é gratuito e possui emissão de certificados aos participantes.

Sobre o minicurso
Introduz o participante na compreensão do fenômeno do negacionismo, a partir de suas estratégias argumentativas. Com alguns conhecimentos básicos de lógica e retórica, associados a um exame da atitude científica, o participante poderá desenvolver uma noção clara do negacionismo, suas principais estratégias e os riscos de sua disseminação no ambiente de discussão pública. Através do estudo de alguns textos fundamentais e da discussão de exemplos, o curso pretende constituir uma formação introdutória para a análise e o combate às diversas formas de negacionismo.

Cronograma:

  • Precursores: Cientificidade, pseudociência e negação.
  • A fórmula reveladora: FLICC e as manobras do negacionismo
  • (Tema transversal) Comércio da dúvida: ceticismo contra negacionismo.

Bibliografia (clique aqui para acessar a pasta com os textos)
DUNNING, Brian. As cinco manobras da negação da ciência. Revista Questão de Ciência, 19 set. 2019.
LEMOS, Italo Lins; CANI, Renato Cesar. O negacionismo não é uma forma de ceticismo. Araripe: Revista de Filosofia, Cariri, v. 4, n. 1, p. 42-60, 29 ago. 2023.
SAGAN, Carl. A arte refinada de detectar mentiras. In: SAGAN, Carl. O mundo assombrado pelos demônios: a ciência vista como uma vela no escuro. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 207-215.

Sobre o ministrante
José Claudio Matos
Professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) e em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre e graduado em Filosofia pela UFSC.