Oficina de Leitura Crítica
[Descrição da imagem no texto alternativo]
Oficina de Leitura Crítica
“Como enfrentar a desinformação científica?”
Carga horária: 10h
Datas: terças de junho (03, 10, 17 e 24.06)
Horário dos encontros: das 19h às 21h
Local: encontros virtuais pela plataforma Microsoft Teams (link divulgado por e-mail aos inscritos)
Inscrições: https://forms.gle/1BPHxZmYk1xQQvqo6
Texto da oficina: Livro da Academia Brasileira de Ciências
_________________
A sétima edição da Oficina de Leitura Crítica abordará o tema da desinformação científica em quatro encontros online nas terças de junho, às 19h, para a leitura do livro Desafios e estratégias na luta contra a desinformação científica, de autoria da Academia Brasileira de Ciências.
O conteúdo dos encontros inclui temas como pós-verdade e estratégias negacionistas, dinâmicas das redes e fluxo da desinformação, e ceticismo, educação científica e letramento midiático.
Realizada em parceria com o grupo de pesquisa AdubAções Freireanas: Diálogos Interdisciplinares de Educação em Natureza, Sociedade e Cultura da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), esta edição contará com os seguintes ministrantes: José Claudio Matos (professor, UDESC), Juliana Rezende Torres (professora, UFSCar) e Gladis Slonski (pós-doutoranda, UFSCar), além da contribuição dos bolsistas Wangy Radtke dos Santos (graduando em Biblioteconomia, UDESC), Bruno Graciosa (graduando em Biblioteconomia, UDESC), Soraia Gabriele Corrêa de Araújo (graduanda em Ciências Biológicas, UFSCar), Brenda Meneses (graduanda em Ciências Biológicas, UFSCar) e Leonardo Lima Belenazi (graduando em Ciências Biológicas, UFSCar).
A oficina é gratuita, aberta a todas as pessoas e possui emissão de certificados aos participantes.
Sobre o coordenador
José Claudio Morelli Matos
Professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) e em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre e graduado em Filosofia pela UFSC.
Sobre a oficina
Oficina com participação livre e guiada pelo método da leitura reflexiva e dialogada, com vistas ao desenvolvimento de habilidades de leitura crítica no público participante. A leitura crítica é aqui considerada um elemento essencial para a autonomia das pessoas em relação à confiabilidade das informações na cultura impressa e digital.