Distopia e censura
[Descrição da imagem no texto alternativo]
Curso especial
“Distopia e Censura: Novafala e o 1984 de George Orwell”
Carga horária: 8h
Data: segundas de maio (05, 12, 19 e 26.05)
Horário dos encontros: das 19h às 21h
Local: salas virtuais pela plataforma Microsoft Teams (link divulgado por e-mail aos inscritos)
Inscrições: https://forms.gle/S7XrPcRvGSXG2M4a
Pasta de textos complementares
O curso especial Distopia e Censura: Novafala e o 1984 de George Orwell é uma atividade voltada à trazer para o contexto informacional contemporâneo, as ideias de George Orwell, em seu livro 1984.
A censura motivada por interesses políticos se manifesta em conexão com estratégias de desinformação, criando operações articuladas que buscam a persuasão das pessoas e o controle da opinião pública. Resultado de eventos recentes, a divulgação de listas de palavras cujo uso é proibido ou censurado na comunicação institucional ou científica cria um controle da linguagem que tem consequências importantes para a discussão pública e a representação de questões sociais e políticas.
O romance distópico “1984”, conhecido por gerar debates sobre liberdade de expressão, controle da informação, vigilância digital e censura, também descreve o projeto de uma reforma linguística profunda, que visa o controle do pensamento por meio da criação da ‘novafala’ (newspeak), um idioma reduzido, em que o significado de cada palavra é planejado para impedir qualquer sentido divergente da ideologia presente na história do livro.
A interpretação proposta por este curso procura abordar o projeto da novafala com as estratégias de supressão e censura de termos que visam a eliminação do discurso divergente em contextos informacionais da atualidade.
O curso acontecerá nas segundas-feiras de maio (05, 12, 19 e 26/05), às 19h. Com carga horária total de 8h e quatro encontros semanais virtuais, o curso é gratuito, aberto a toda comunidade e possui emissão de certificados aos participantes.
Sobre o ministrante
José Claudio Morelli Matos
Professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) e em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre e graduado em Filosofia pela UFSC.