Seminário de Confiabilidade Informacional 2022

Folder do evento. A cor do fundo é cinza. Possui uma imagem de uma mão segurando uma lâmpada na lateral esquerda da arte. No lado direito, está escrito "Seminário de Confiabilidade Informacional 2022" "DEMOCRACIA E INFORMAÇÃO" "29 e 30 de nov.". A logotipo da CIDAD está no canto superior esquerdo e o site "cidad.bu.ufsc.br" está no canto inferior esquerdo.[Descrição da imagem no texto alternativo.]

Acima de qualquer tendência ideológica específica, existe grande consenso na visão política mantida na nossa época sobre uma forma de vida que se costuma chamar de “democracia”. A instituição social da democracia, assim como diversas práticas humanas relacionadas a ela, contam com ampla aprovação e constituem o objetivo pelo qual muitos esforços individuais e coletivos são empreendidos.

Garantir a inclusão do maior número de pessoas na discussão das opiniões importantes para a vida comum. Discutir amplamente – com especial cuidado na escuta de todos os interessados – objetivos, problemas e valores de um grupo social. Estas são algumas das práticas democráticas que fazem parte da agenda da comunidade científica. A atenção da comunidade científica nas condições de manutenção e crescimento das práticas democráticas revelou um fator crítico, de máxima relevância em qualquer olhar sobre a democracia desejada: a informação.

O acesso à informação confiável, a competência em informação e o combate à desinformação em suas múltiplas formas são alguns dos pontos da discussão que diz respeito ao campo da informação e que contribuem para o crescimento e manutenção da democracia.

Neste contexto está situado o tema deste ano para o segundo “Seminário de Confiabilidade Informacional” que acontecerá nos dias 29 e 30 de novembro. Nos moldes de uma ação extensionista, o evento pretende levar a discussão para fora dos limites acadêmicos especializados, na tentativa de envolver o grande público no debate sobre a importância da confiabilidade informacional para a qualidade da experiência democrática. Com o subtítulo “Informação e Democracia“, o evento será realizado em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGInfo) e a Biblioteca Universitária da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

A transmissão do evento será feita diretamente pelo canal da Biblioteca Universitária da UDESC no YouTube e conta com a seguinte programação:


Dia 29 (terça)
Mesa 1
 (14h-15:30h) com tradução em Libras:
Democracia e argumento
Coordenação: José Claudio Matos (UDESC)
Daniel Pinheiro (UDESC)
Fernando Maurício da Silva (FMP)

Mesa 2 (15:30h-17h) com tradução em Libras: 
A verdade entre a informação e a emoção
Coordenação: Suely Figueiredo (UFT)
Marcos Antonio Alves (Unesp)
Isabele Vieira Salsman (Unesp)
André Martin de Oliveira Franco (Unesp)

Live (19h-20h) com tradução em Libras:
Como ler notícias
Ana Luiza Muniz (UFSC)
Luis Ferrari (UFSC)


Dia 30 (quarta)
Mesa 3 (14h-15:30h) com tradução em Libras:
Signos, crenças e vieses
Coordenação: Leonardo Ripoll (UFSC)
Enrique Muriel-Torrado (UFSC)
Elisa Delfini Corrêa (UDESC)

Mesa 4 (15:30h-17h) com tradução em Libras:
Dimensão política da informação
Coordenação: Diogo Andrade (UDESC)
Djuli Machado de Lucca (UNIR)
Anna Cristina Brisola (UFRJ)
Ana Paula Meneses Alves (UFMG)

Live (19h-20h):
Democracia, informação e retóricas
Mediação: Khatherim Pessoa Ferreira (UDESC)
Tiago de Castilho Soares (UFSC)
Franciéle Garcês (UFMG/UDESC)


Acesse o folder de divulgação com as informações completas do evento.

Siga o Instagram da CIDAD.