Cursos
Curso “Filosofia da Informação”
Com a ubiquidade da internet, a informação toma o protagonismo, real e virtual, nos fenômenos que nos cercam. Em uma época marcada pela proliferação das fake news e da pós-verdade, é preciso refletir sobriamente sobre como processamos as informações disponíveis e como produzimos conhecimento a partir delas. Nesse sentido, a recente área de pesquisa filosófica sobre a informação tem sido de extrema relevância para pensar sobre o contexto contemporâneo da sociedade. Entre os assuntos abordados estão: virada informacional da filosofia, pós-ciência, sistemas complexos, cognição distribuída, ética informacional, colonialismo de dados, teleossemiótica, e inteligência artificial. Mais informações aqui.
Carga horária: 20h
Minicurso “Identificando mentiras na internet”
As fake news, tão presentes no nosso cotidiano atual, são somente uma das formas que as mentiras encontram para serem propagadas pela internet. Através de exemplos práticos e abordando termos como clickbait, deepfake, bots, memes e phishing, o curso pretende ensinar dicas básicas para identificar e-mails falsos, perfis fakes, golpes por SMS, marketings fraudulentos, entre outros; mostrando de que forma podemos confiar (e desconfiar) nas informações que recebemos diariamente. Mais informações aqui.
Carga horária: 2h
Curso “Desinformação e emoção”
Versa sobre as relações entre fake news, emoções e ação, buscando avaliar a influência da desinformação no comportamento e no direcionamento da ação. Propõe refletir em que medida podemos e devemos identificar possíveis mensagens desinformativas, procurando basear a tomada de decisão em informação e conhecimento, ou em intuição e emoção não contaminadas por desinformação. Mais informações aqui.
Carga horária: 8h
Minicurso “Negacionismo e argumentação”
Introduz o participante na compreensão do fenômeno do negacionismo, a partir de suas estratégias argumentativas. Com alguns conhecimentos básicos de lógica e retórica, associados a um exame da atitude científica, o participante poderá desenvolver uma noção clara do negacionismo, suas principais estratégias e os riscos de sua disseminação no ambiente de discussão pública. Através do estudo de alguns textos fundamentais e da discussão de exemplos, o curso pretende constituir uma formação introdutória para a análise e o combate às diversas formas de negacionismo. Mais informações aqui.
Carga horária: 6h
Minicurso “Critérios de confiabilidade informacional: como identificar a desinformação no ambiente digital”
Aborda noções básicas sobre informação e desinformação e a aplicação de critérios para identificar a confiabilidade informacional na web. Entre os temas discutidos estão as notícias falsas (fake news), a checagem de fatos (fact check), a leitura crítica da informação e a identificação da desinformação.
Carga horária: 2h
Curso “Argumentação e lógica: na ciência e na vida comum”
Discute o uso da argumentação e suas principais regras na discussão pública, no campo científico, político e cotidiano. O objetivo é capacitar as pessoas a compreender e aplicar as técnicas para o pensamento claro, organizado e baseado em evidências. É dirigido a todas as pessoas que tenham interesse em melhorar sua habilidade de raciocinar e de se comunicar sobre os diversos assuntos de interesse pessoal público – na ciência, na vida política e no dia a dia. Tópicos dos encontros: 1) Por que seguir a lógica? 2) Como distinguir argumento de opinião? 3) A construção de diálogos no cotidiano da política. Mais informações aqui.
Carga horária: 3h
Oficina de leitura crítica
Oficina com participação livre e guiada pelo método da leitura reflexiva e dialogada, com vistas ao desenvolvimento de habilidades de leitura crítica no público participante. A leitura crítica é aqui considerada um elemento essencial para a autonomia das pessoas em relação à confiabilidade das informações na cultura impressa e digital.
Sexta edição – Retórica, de Aristóteles
Junto com a lógica, a retórica é essencial para a compreensão e para o rigor nos processos de diálogo e de comunicação. Uma vez que essa comunicação possa estar comprometida, devido ao avanço de formas de desinformação, é pertinente retornar aos fundamentos da retórica para assegurar a qualidade e a confiabilidade da discussão pública sobre os assuntos de nosso interesse. Mais informações aqui.
Dúvidas e mais informações: